- Obtener vínculo
- X
- Correo electrónico
- Otras apps
- Obtener vínculo
- X
- Correo electrónico
- Otras apps
Por: Javier Villanueva
Para o qué serve uma revista cultural?
Essa é a pergunta que fazíamos na primeira edição de Arte, Cultura e Sociedade-Brasil, e de fato nos perguntávamos a nós mesmos também, quando, impulsionados pelo firme apoio de nossos amigos da AC&S-México, a publicação original, nos propusimos criar uma revista bilíngue México-Brasil dedicada à difusão do pensamento artístico e cultural contemporâneo.
E assim chegamos à edição número 3, que, segundo muitos especialistas, é quando o futuro de uma revista é verdadeiramente definido. Porque é disso que se trata a AC&S-Brasil: uma revista que reúne ensaios, entrevistas e obras que celebram o diálogo entre a literatura, as artes visuais e a música do Brasil e do mundo hispano-americano, com uma visão para o futuro.
E assim chegamos à edição número 3, que, segundo muitos especialistas, é quando o futuro de uma revista é verdadeiramente definido
Portanto, nesta terceira edição, trazemos novamente anotações sobre a mulher brasileira: a artista, a lutadora social e inclusive a mulher dedicada à música em qualquer lugar do mundo. Também conversamos sobre a moradia e sua expressão mais extrema se fala de carestia no Brasil: a favela e a luta de seus habitantes por educação, saúde e alimentação saudável, o que é muito mais do que apenas moradia. Para não deixar a um lado a literatura, trazemos novas (e antigas) pontes entre a literatura brasileira, tão pouco conhecida na Hispano-América, e todas elas tão latino-americanas. Conversamos também sobre as línguas crioulas e as novas influências do português brasileiro além de suas fronteiras.
Por fim, como uma grande experiência de arte e construção de pontes, compartilhamos nossa experiência com Samuel Rodríguez Medina, mexicano que nos trouxe, em agosto de 2025, sua exposição “Buñuel: 125 Anos” , com as cores de um Brasil e um México cada vez mais unidos por seus laços culturais. E retornamos aos nossos pensamentos ao lançar a revista: Para o quê serve uma revista de pensamento e de cultura? Aos poucos, vamos respondendo que, embora inicialmente uma revista como a nossa não conte com um público amplo, aqueles interessados nos temas que trazemos, e os colunistas que nos acompanham com carinho e dedicação, são fatores de crescimento e divulgação, sobretudo em uma realidade tão rica e dinâmica como a brasileira, tão ávida por temas que nos afastem da imediatidade das redes sociais e nos levem a refletir profundamente, a criar opiniões sólidas e bem fundamentadas.
¿Para qué sirve una revista cultural?
Era lo que preguntábamos -y en realidad nos preguntábamos a nosotros mismos en el 1er número de Arte, Cultura e Sociedade-Brasil, cuando, impulsados por el firme apoyo de nuestros amigos de AC&S-México, la revista original, nos proponíamos generar una publicación bilingüe México-Brasil dedicada a la difusión del pensamiento artístico y cultural contemporáneo.
Y así llegamos al número 3, con el que, según muchos especialistas, es cuando realmente se define la vida futura de una revista. Porque de eso se trata cuando definimos a AC&S-Brasil: de una revista que reúne ensayos, entrevistas y obras que celebran el diálogo entre la literatura, las artes visuales y la música de Brasil y del mundo hispanoamericano, con una visión de cara al futuro.
Y así llegamos al número 3, con el que, según muchos especialistas, es cuando realmente se define la vida futura de una revista
Por ello, en este número 3 traemos nuevamente notas sobre la mujer brasileña, la artista, la luchadora social, e incluso la mujer dedicada a la música en cualquier otro lugar del mundo. Hablamos también de la vivienda y su expresión más extrema cuando se habla de carencias en Brasil: la favela y la lucha de sus habitantes por educación, salud y alimentación saludable, lo que es más que solamente vivienda. Para no dejar de lado las letras, traemos nuevos (y antiguos) puentes entre la literatura brasileña, tan poco conocida en Hispanoamérica, y todas ellas tan latinoamericanas. Hablamos también de las lenguas criollas y de las nuevas influencias del portugués brasileño fronteras afuera.
Por fin, como gran experiencia de arte y construcción de puentes, contamos la experiencia que tuvimos con Samuel Rodríguez Medina, mexicano que nos trajo, en agosto de 2025, su Exposición de Buñuel: 125 años, con los colores de un Brasil y un México que se hermanan cada vez más en sus lazos culturales. Y volvemos a nuestros pensamientos al lanzar la revista: ¿Para qué sirve una revista de pensamiento y de cultura? Pues de a poco nos vamos respondiendo que, aunque inicialmente una revista como la nuestra no cuente con un público amplio, los interesados en los temas que traemos, y los articulistas que nos acompañan con cariño y dedicación, son factores de crecimiento y de divulgación, sobre todo en una realidad tan rica y en movimiento como la brasileña, tan ávida de temas que nos saquen de la inmediatez de las redes sociales y nos lleven a reflexionar con profundidad, a crear opiniones sólidas y bien fundamentadas.
- Obtener vínculo
- X
- Correo electrónico
- Otras apps
_page5_image.png)